historia Nossa História

Do pequeno campo da rua Juiz de Fora à moderna sede no bairro Cidade Nobre

A história do Ipaminas Esporte Clube teve início na segunda metade da década de 50. O povoado de Ipatinga, então distrito de Coronel Fabriciano, começava a crescer às margens da estrada de ferro Vitória-Minas e acompanhava o início das obras de implantação da Usiminas. Tudo começou com a criação de um time de futebol, batizado inicialmente de 7 de Setembro e que pouco depois passou a se chamar Independente Futebol Clube. Em agosto de 1959, durante uma reunião das personalidades que comandavam a nova equipe, contando com as presenças ilustres, dentre outros, de João Batista de Menezes, Jair Messina, Geraldo Zarga Aragão, Walter Carvalho, Edgard Boy Rossi, José Carvalho, Romero Santos Vale, Antônio Portela e Domingos Anício, decidiu-se trocar mais uma vez o nome do time. Nascia assim, em 29 de agosto de 1959, o Ipaminas Esporte Clube. Seu campo ainda era na rua Juiz de Fora, no centro do distrito de Ipatinga. Depois de uma negociação de Domingos Anício com a Prefeitura de Coronel Fabriciano, o Ipaminas se transferiu para a rua Uberlândia, esquina com rua Sabará, onde permaneceu por 16 anos.


Opções de Lazer

O sucesso do time dentro de campo garantiu a continuidade do Ipaminas. Em todos os jogos, era casa cheia. Na prática, aquela era a principal e talvez única opção de lazer em Ipatinga naquele inicio de década de 60, quando milhares de homens chegavam para trabalhar na montagem da siderúrgica. Conhecido em toda a região pelos seus grandes feitos no Campeonato Municipal e nos amistosos em cidades vizinhas, ao Ipaminas ainda faltava espaço físico adequado. A pequena sede social ao lado do campo de futebol, inaugurada com um grande baile, no segundo semestre de 1969 (com a exigência de traje social para todos os presentes), já não comportava mais o crescimento do clube. Todos sabiam que o caminho seria a construção de uma sede, com piscinas, quadras, campos de futebol, seguindo uma tendência de outros clubes da região. O pequeno bar, também anexo ao campo de futebol, no Centro, que servia de ponto de encontro para longas conversas, planejamento de ações de todos os setores da comunidade ipatinguense, também já não comportava mais a grandeza do Ipaminas.


Nova Área

No segundo mandato de Pedro Linhares como presidente do clube, surgiu a possibilidade da troca da área do Centro por um terreno com mais de 12.000 m2 no bairro Cidade Nobre, naquela época, um loteamento recém-lançado em Ipatinga. O espaço físico da nova área era, pelo menos, três vezes maior do que o já comprimido campo de futebol da rua Uberlândia. O jovem Cláudio Cesário, eleito presidente, numa disputa apertada com Jair da Costa Abelha, vislumbrou o futuro naquele descampado, numa das áreas mais propicias ao desenvolvimento dentro do município. Aos poucos pode-se iniciar a construção das benfeitorias, através das vendas de cotas, numa arrancada que culminou com o notável e valorizado complexo de lazer da atualidade. Com todas as opções de lazer atendidas em matéria de espaço próprio, o grande sonho dos associados era uma moderna sede social. Em 1992, durante o primeiro mandato do presidente Valter Antônio de Oliveira, diante de limitações financeiras, a viabilização surgiu através de parcerias e a criação de uma taxa de construção que o associado pudesse suportar (aprovada, juntamente com o projeto arquitetônico, no dia 13 de dezembro de 1992).


Gigante

As obras tiveram início com a estruturação interna do clube. Em setembro de 1995, contando com a enorme sensibilidade do grupo Usiminas e da Viga Caldeiraria, o Ipaminas passou à execução do projeto da atual sede social.<br/><br/>Mais de 300 toneladas de estruturas metálicas foram preparadas e entregues no local pelo grupo Usiminas (utilizadas na fundação e na estrutura da obra). A Viga realizou, com a supervisão do seu diretor presidente, Vitto Gaggiato, todo o trabalho de montagem. Saia do chão um gigante que, além de tanto aço, receberia mais tarde dezenas de toneladas de concreto e de tijolos, completando a sua estrutura. A moderna sede social possui dois andares e um mezanino. No primeiro piso, estão localizadas uma bem equipada secretaria, portaria informatizada, salão de ginástica, salão de sinuca, auditório com capacidade para 88 pessoas sentadas, salão de festas para mais de 400 pessoas e outras instalação de apoio. No segundo piso, com duas escadas de acesso, está localizado um salão de festas com capacidade para mais de mil pessoas e total estrutura para realização de bailes, casamentos e outros eventos. Além disso, os 706 titulares de cotas e os mais de dois mil dependentes têm à sua disposição, nos mais de 12.000 m2 do Ipaminas, uma moderna estrutura de lazer. São opções para todas as idades, com equipamentos e profissionais preparados para efetivar a razão de ser da entidade, conforme o previsto em seu Estatuto.